sexta-feira, 18 de março de 2011

S.A.R. O SENHOR DOM DUARTE: "SER PAI É DAR O MELHOR"

19 DE MARÇO
DIA DE SÃO JOSÉ, PAI DE JESUS
DIA DO PAI
"Tenho mais tempo, mais calma e mais serenidade para lidar com os meusfilhos." As palavras são de D. Duarte Pio, duque de Bragança, que, aos50 anos, foi pai do primeiro dos seus três filhos, Afonso, hoje com 15anos. Pouco mais de um ano depois nasceu Maria Francisca, hoje com 14anos, e há dez anos a família ficou completa com Dinis. Completa aindanão, porque D.Duarte não descarta hoje, aos 65 anos, a hipótese de terainda mais filhos.

A desvantagem, para já, é apenas uma: "Não consigo acompanhar os meusfilhos em todas as actividades físicas", diz a rir-se. "Mas mesmo assimainda consigo participar nas suas actividades de canoagem e deciclismo." "Mas já vou tendo alguma dificuldade." O importante, naopinião do "herdeiro" da Coroa portuguesa, "são os valores quepassamos, independentemente da idade, o exemplo que é dado. Muitasvezes, os filhos não ligam ao que nós dizemos mas é importante que,pelo menos, liguem ao que nós fazemos".

A razão dada para ser pai "tardio" é apenas uma: "Não tinha encontradoainda a pessoa certa para ser mãe dos meus filhos", explica ao DN. "E adiferença de idades que temos não se nota em termos de valores comunsque queremos transmitir aos nossos filhos." Embora reconheça que ofacto de a mulher, Isabel de Herédia, ter sido educada no Brasilresulta em algumas diferenças de postura. "A minha mulher tem uma noçãode educação mais aberta, mas o que interessa é que os princípiosbásicos são os mesmos, porque o que interessa é que nos entendemos nosaspectos fundamentais." O duque de Bragança assume ainda que a análisesocioeconómica demonstra que as pessoas têm filhos cada vez mais tarde,essencialmente devido a "uma mentalidade política dominante que não dáapoio às famílias".

E remata: "Claro que gostaríamos de ter mais filhos, esse hipóteseainda está em cima da mesa." Mas considera que a "sintonia religiosa"entre o casal ajuda para que a educação que ambos dão esteja no mesmosentido, "o dos valores católicos e cristãos".
(Fonte: Diário de Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário