terça-feira, 15 de março de 2011

PROTESTO GERAÇÃO À RASCA - E TUDO FICA NA MESMA...

Lá se fez a manif em vários pontos do país com números especulativossobre a quantidade de pessoas, essencialmente não foi uma manif só dopeople foi também acima de tudo uma manif de protesto contra o Governode Sócrates e contra a hipocrisia de Cavaco se esquecer que foi ele quecriou os recibos verdes quando era primeiro-ministro.  Como era de seesperar foi tudo ao monte e fé num Deus virtual que nem sabemos o credoou ideologia, desde malta dos copos que tirou ou está a tirarlicenciaturas que servem só exclusivamente para as universidadesganharem dinheiro com as propinas do que propriamente garantirempregabilidade aos que trabalham com recibos verdes ou estão sobreoutra forma precária. Viram-se muitos pais na manif, pois claro, muitosdeles estão entalados com créditos contraídos nos bancos para pagar osestudos dos filhos.
Viu-se de tudo, a culpa não é do Sócrates exclusivamente, se formos aver os números dos últimos 35 anos a culpa é repartida por todos osgovernos. Tivemos nacionalizações depois de 1975 que afundaram aeconomia, aumentos de 40′% de salários em 1975, 600 mil portugueses queforam expropriados dos seus bens nas ex-colónias, duas vezes o FMI teveque vir cá em 1978 e em 1983. Tivemos  políticas de betão com Cavacoe subsídios da CEE que foram muito mal aplicados, vimos universidades aabrirem como coelhos a dar filhos … O ensino universitário tornou-senão um capricho de uma elite mas passou a ser acessível a todas asclasses, o problema é o de sempre Portugal não produz o suficiente ecomo tal não cria postos de trabalho como deveria ser necessário.
Estamos em crise desde 2008 com o problema da banca, não é culpa dogoverno actual mas … mas se Portugal já estava antes em crise ficouainda pior. Não é problema de uma geração mas sim de todos, as soluçõespara mudar tudo não são fáceis, não é com espectáculo de palhaços evenda de lpodes que vamos a algum lado. A verdade é que Portugal tem osistema mais rígido de protecção de emprego, é o país onde mais se pagaideminização de despedimento, é o único país na EU que tem recibosverdes … não ajuda a produtividade e nem a criação de emprego.
A solução não é fácil e pelos vistos não será numa geração, infelizmente amanhã é outro dia e tudo ficará na mesma.

Fonte: Rui Monteiro no blogue "Esquerda Monárquica"

Sem comentários:

Enviar um comentário