sábado, 6 de agosto de 2011

NÃO FIQUEM EM CASA HOJE, PORTUGAL MERECE ESSE ESFORÇO!


 Apresentação do Elmo de D. Sebastião


«Os últimos tempos ofereceram diversos sinais que, de certa forma, nos chamam a rever tudo o que se disse, escreveu ou alegou, acerca desta figura mítica e lendária, atacada e amada que tão profundamente se encontra ancorada na alma do Mundo Português.(...)Se o Elmo pudesse falar, o Portugal dos nossos netos não sucumbiria a estatísticas incolores, mas mostraria a sua presença de velas enfunadas, bem-vindas por todo o globo!»
Rainer Daehnhardt em Finis Mundi nº2.

Fotografia do elmo de D. Sebastião, recentemente regressado a Portugal.

Desde o seu recente regresso a Portugal, o elmo outrora pertencente ao rei D. Sebastião, supostamente usado pelo monarca na trágica batalha de Alcácer Quibir, tem vindo a despertar alguma curiosidade junto de alguns investigadores e um vasto número de curiosos. Assim, no seguimento da cobertura feita pela revista Finis Mundi, que dedicou o seu segundo número ao regresso deste objecto de valor histórico incalculável, eis que o recém constituído Núcleo de Amigos do Elmo de D. Sebastião resolveu organizar amanhã, dia 7 de Agosto, pelas 16:00, uma apresentação pública com o objectivo de partilhar este importante acontecimento com todos os portugueses e amantes de Portugal, promovendo também uma pequena exposição com outros objectos referentes ao rei português, tendo sido de igual modo preparando um conjunto de palestras subordinadas à temática em questão. Como oradores estarão presentes o embaixador Jorge Preto que falará acerca de D. Sebastião e o Mito Lusíada que ele inspirou; o Tenente-Coronel Brandão Ferreira que versará sobre A importância do reaparecimento do Elmo de D. Sebastião na nossa geração; e o coleccionistas, especialista em armas antigas, Rainer Daehnhardt que presenteará os presentes com uma comunicação intitulada O regresso do Elmo e o que as "Feridas" nos contam.

Este encontro realizar-se-á na Quinta Wimmer, localizada na Estrada Nacional 117, ao km 10), em Belas, freguesia de Sintra. A entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário