domingo, 7 de agosto de 2011

NA HORA DE PRESTAR CONTAS

«Menos dinheiro, mais História" - este um curioso título na edição de hoje do JN. Com a notícia a explicar, logo depois, que afinal não fora dez, mas sim 8,5 milhões de euros despendidos, o ano transacto, nas comemorações do centenário da República.
 
Uma verba óbvia, acessivel e compatível com o grau de riqueza da maioria dos portugueses...
 
Mas vamos ao importante. Há aspectos parcelares realmente até à data desconhecidos e do maior significado. Então:
 
- As seis (6!!!) exposições alusivas levadas a cabo por todo o País absorveram 59,2% do mencionado dispêndio. Total dos visitantes dos mencionados certames: 228.478 pessoas - menos do que a população da Amadora...
 
- Na edição de diversas publicações sobre o tema escoaram-se 5,3% desses famigerados milhões. Como se intitulavam elas? Quem as leu? Nas mãos de quem estão esses «principais legados da iniciativa»?
 
- Sobreleva-se o «envolvimento massivo das autarquias». Pessoalmente, de quase nada me apercebi.
 
Salvo de algumas corajosas e pedagógicas realizações de Escolas Secundárias, onde se confrontaram em debate convidados monárquicos e republicanos. (Fui, de resto, participante, como defensor do lado de cá). 
 
Com manifesta vantagem de argumentos e adesão do público relativamente à Instituição Real.
 
- O relatório conclui pela valia do aprofundamento do estudo dos antecedentes da I República e das «primeiras revoltas contra a ditadura do Estado Novo». Neste ponto, se calhar não apresento discordâncias - a República passou 48 dos seus 100 anos a lutar consigo mesmo.

 João Afonso Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário