terça-feira, 2 de agosto de 2011

DE JOELHOS

"Países que recebem ajuda deviam ceder parte da sua soberania à União Europeia"

Wolfgang Schäuble. Ministro das Finanças da Alemanha

Devo ser eu que estou muito desatento mas não me lembro de ter ouvido uma declaração que fosse, uma, por parte dos responsáveis portugueses acerca desta intervenção do ministro alemão. Gaspar, Portas e Passos aos costumes disseram nada. E vamos andando...

A este propósito merece a pena ser lido o excelente texto de Luís Menezes Leitão disponível aqui.

por Luís Menezes Leitão
 
 
Depois das recentes declarações de Jean-Claude Juncker à Focus sustentando que a contrapartida da concessão de ajuda externa seria uma forte limitação da soberania da Grécia, surgem agora estas declarações à Stern do Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, segundo o qual os Estados que no futuro reclamarem ajuda externa deverão ser objecto de sanções mais fortes e terão que ceder parte da sua soberania à União Europeia, já que tal será para eles sempre muito melhor do que a pura e simples expulsão do euro.

Tudo parece convergir para uma repetição, a nível da União Europeia, da célebre doutrina Brejnev, segundo a qual todos os Estados membros do bloco socialista teriam a sua soberania limitada, tendo que aceitar a ingerência da União Soviética nos seus assuntos internos e não podendo ser autorizados a abandonar o pacto de Varsóvia, uma vez que as fronteiras internacionais do bloco socialista não poderiam ser alteradas. Agora também os Estados membros da União Europeia que se virem obrigados a recorrer à ajuda externa deixam de ser países soberanos para se tornarem protectorados da própria União, à qual estarão obrigados a ceder a sua soberania para evitarem uma catástrofe económica.

Desde a queda do muro de Berlim em 1989 que não se assistia a nada de semelhante na Europa. Estará a União Europeia a caminho de se transformar num novo pacto de Varsóvia? Se assim for, a extraordinária obra de visionários que representou a construção europeia ter-se-á tornado num pesadelo para os Estados membros em dificuldades.

publicado por Pedro Quartin Graça em "Estado Sentido"

Sem comentários:

Enviar um comentário