terça-feira, 29 de novembro de 2011

REI ABDALLAH DA JORDÂNIA AMPLIA AS REFORMAS DEMOCRÁTICAS

Abdallah II, prometeu na semana passada que, a partir das próximas eleições gerais, os governos serão formadas por aqueles partidos ou coligações que obtiverem uma maioria no Parlamento do país. O país assumirá o sistema parlamentar, prometeu Abdullah II, cujas responsabilidades que ainda detêm é a nomeação de primeiros-ministros e ministros.
"Estamos comprometidos e dispostos a adoptar um sistema parlamentar", disse o monarca, que actualmente tem o poder de nomear primeiros-ministros e ministros do governo.
"Pretendemos implementar o novo sistema a partir do próximo mandato, como parte do processo de reformas democráticas", disse ele durante um discurso transmitido pela televisão por ocasião da primeira sessão da câmara baixa do Parlamento após o recesso de férias.
Abdallah II não especificou a data da próxima eleição, mas em declarações recentes, deixou claro que preferia a realização de eleições no início do segundo semestre de 2012, após a adopção de uma nova lei eleitoral e outros partidos políticos.
"As mudanças na região leva-nos a expressar a nossa forte convicção sobre a necessidade de reforma e participação popular, para corrigir os erros do passado, ser responsável e garantir a separação de poderes", disse o monarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário