segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AVEIRO: DIOCESE DISTRIBUI 17 MIL LIVROS PARA PREPARAR ADVENTO E NATAL

Bispo pede «testemunho de vida» e «compromisso cristão» às famílias

Lisboa, 21 nov 2011 (Ecclesia) – A diocese de Aveiro começou a distribuir neste sábado “mais de 17 mil livros” com propostas de oração para o Advento e Natal, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A edição, que “pretende ser ajuda e apoio para as famílias”, baseia o itinerário “na construção do presépio” e na “aprendizagem” que os cristãos podem fazer “a partir da Sagrada Família de Nazaré”, ou seja, Jesus, a sua mãe, Virgem Maria, e o pai adoptivo, São José.

O caderno, intitulado “Família, Esperança e Dom!”, foi elaborado pelos secretariados diocesanos da Catequese de Infância e Adolescência, do Ensino Religioso nas Escolas e da Pastoral Juvenil e Vocacional, que integram a Vigararia da Educação Cristã.

“As famílias têm uma particular missão e uma acrescida oportunidade para nos dizerem da alegria da sua fé em Jesus Cristo e para nos abrirem com o seu testemunho de vida e compromisso cristão, horizontes de Deus para o amanhã da Igreja de Aveiro”, escreve o bispo de Aveiro na introdução.

D. António Francisco dos Santos convida a diocese, que em 2013 assinala os 75 anos da restauração. “a ler, entender e construir a vida de hoje a partir da escola do presépio” através da Bíblia.

O Advento, que este ano começa a 27 de Novembro, data que assinala o início de um novo ano litúrgico para os católicos, compreende os quatro domingos anteriores ao Natal.

As três primeiras semanas, que recordam especialmente a segunda e última vinda de Cristo à Terra, esperada pelos cristãos para o fim dos tempos, tornam o Advento num tempo penitencial marcado pelo convite à vigilância, arrependimento e reconciliação com Deus.

A partir de 17 de Dezembro a liturgia adventícia, pautada pela cor roxa, acentua a festa do nascimento de Jesus, o Natal, que os católicos assinalam a 25 de Dezembro.

As leituras bíblicas proclamadas nas missas evidenciam as figuras bíblicas do profeta Isaías, de João Baptista, precursor de Cristo, e de Maria, mãe de Jesus.

As manifestações do Advento, palavra de origem latina que significa “vinda” ou “chegada”, expressam-se na coroa de ramos verdes com quatro velas, que se acendem aos domingos, bem como na armação do presépio, entre outras práticas.

O tempo do Natal termina a 9 de Janeiro, dia em que o calendário litúrgico evoca o baptismo de Jesus.

RJM

Sem comentários:

Enviar um comentário