Quarta-feira, 30 Novembro 21H30, preço 3 €
O 1º de Dezembro simboliza a independência de Portugal em 1640 após 40 anos de domínio Filipino. Reza a história que os estudantes do Colégio de S. Paulo, foram na altura os primeiros a dar as boas vindas ao Rei D. João IV saindo à rua com o intuito de comemorar a restauração da independência. Deu-se, então, inicio a uma tradição que se viria a celebrar todos os anos.
Foi em 1868 que se começou a festejar este aniversário em moldes muito semelhantes aqueles em que ainda hoje é celebrado: o carácter académico progressivamente associado às comemorações evocativas da restauração da república na cidade de Braga.
Trata-se de reavivar a memória de uma data marcante para os estudantes bracarenses. A adopção desta velha tradição pelos estudantes da Universidade do Minho tem um significado especial: representa o assumir de uma identidade, cultura e tradições próprias que nos diferencia de outras academias e uma aproximação genuína a um marco histórico da cidade de Braga.
A Associação Académica da Universidade do Minho tem vindo a reavivar a tradição e a realizar os festejos em homenagem aos patriotas do 1º de Dezembro e aos estudantes da cidade de Braga. Para tal, traz este ano aos palcos do Teatro Circo, a récita do 1º Dezembro que contará com a presença dos grupos culturais da Universidade do Minho.
Fonte: Theatro Circo
Sem comentários:
Enviar um comentário