quinta-feira, 17 de novembro de 2011

AMANHÃ: EXPOSIÇÃO: "UM OLHAR SOBRE UM REI PINTOR"

(Clique na imagem para ampliar)

Um olhar sobre um Rei Pintor

Alberto Girard, um dos biógrafos d’el-Rei Dom Carlos, assinala a sua notável “memória de vista: forma, cor, tom, tudo apreendia rapidamente e para sempre fixava”.

Para além dessa memória, a sua inteligência e vastíssima cultura permitia-lhe o enquadramento histórico científico que o tornou um destacado académico – Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais.

Mas a pintura era apenas uma forma de apreender a realidade, simultaneamente com os seus interesses de agricultor, caçador, ornitólogo, oceanógrafo ou marinheiro.

À porta da Academia despia a sua Realeza para ser apenas “Dom Carlos de Bragança”.

Na arte era simplesmente “Carlos” e no mundo rural, adorado pelo povo, era “o lavrador Carlos de Bragança”.

Que grande personalidade multifacetada que se adaptava com mestria a cada um desses universos!

Bem merecia a justiça que não lhe foi feita na tragédia da sua morte mas tão prodigalizada foi nos cem anos que se seguiram.

Todas as homenagens são devidas, mas particularmente apreciadas aquelas que provêm de quem, como Isabel de Goes, comunga da admiração estética dos animais e marinhas e as traduz com elegância para a tela. Os seus desenhos a lápis, representando D. Carlos em diversos uniformes, são igualmente reveladores de uma força inigualável que nos impressiona pelo minucioso expresso na particularidade dos traços e expressão do rosto e do traje.

Madalena Abecassis
------------------------------------------------

Isabel de Goes:
Nasceu em Lisboa. Formou-se em arquitectura de interiores pelo I.A.D.E., tendo tido o pintor Lima de Freitas como professor. Depois de um estágio de dois anos no ”Atelier” do pintor Manoel Lapa, especializa-se em aguarela, na pintura de animais e retrato. Seguidamente, e já na Bélgica, frequenta vários “Ateliers” de pintura, onde contacta com diferentes artistas. Tem ainda realizado vários trabalhos nas áreas de ilustração (livros de caça), e outros projectos em publicidade, como por exemplo vários cartazes para a Feira da Golegã.

Sem comentários:

Enviar um comentário