No passado dia 9 de Outubro celebraram-se os 750 anos do nascimento de D.Dinis, 6º Rei de Portugal. O Seu reinado foi fértil nas mais variadas áreas a Ele se devendo o importante Pinhal de Leiria ou a criação da primeira universidade portuguesa, somente a título de exemplo. Amante da cultura fomentou a poesia trovadoresca (primeiro movimento literário da língua portuguesa), sendo Ele próprio autor de um elevado número de poemas. Também se deve a Dinis a instituição da Língua Portuguesa como língua oficial do Reino. Inevitavelmente encontra-se associado à sua mulher, a não menos conhecida Isabel de Aragão, que ficou para história como Rainha Santa Isabel ou simplesmente Rainha Santa.
Muito mais se deve a este extraordinário Rei cujas decisões marcaram Portugal para todo o sempre e influenciaram grandemente o seu futuro (sob os mais diversos pontos de vista).
Com o intuito de dar a conhecer este grande Chefe de Estado que soube compreender o País que tinha em mãos e O soube guiar pelo bom caminho, recomenda-se o programa ‘Musica Aeterna’ (Antena 2) de 8/10/2011, cujo link se encontra abaixo. Este programa relata a vida de D. Dinis (com principal ênfase sobre o Seu reinado) e é suportado por diversos documentos. Entre os relatos é possível ouvir música de época. É uma boa maneira de conhecer a vida e obra deste grande Rei. No final acaba por ficar a ideia que se o exemplo de D.Dinis tivesse sido seguido hoje Portugal não estaria na humilhante situação em que se encontra.
Estranhamente (ou talvez não) a efeméride passou ao lado da maior parte dos portugueses.
(*) Fernando Pessoa in Mensagem
Sem comentários:
Enviar um comentário