domingo, 11 de dezembro de 2011

TAPEÇARIAS QUE RELATAM FEITOS DE D. AFONSO V EM EXPOSIÇÃO NOS EUA


Quatro das seis tapeçarias sobre as conquistas do rei português Afonso V no Norte de África, podem ser admiradas até 8 de Janeiro de 2012 na National Gallery of Art, em Washington. Propriedade da Colegiada de Pastrana, de Espanha, são expostas em conjunto pela primeira vez nos Estados Unidos, e relatam o desembarque, o cerco e a tomada de duas estratégicas cidades de Marrocos - Arzila e Tânger - pelo monarca português no século XV.
A exposição «A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana» reúne pela primeira vez nos Estados Unidos as quatro monumentais tapeçarias, tecidas em Tournai (Bélgica) por encomenda do rei português e conservadas na Colegiada de Pastrana desde o século XVI. Recém-restauradas sob o patrocínio da Fundação Carlos de Amberes, de Espanha, são consideradas peças de extraordinária monumentalidade e únicas em termos da produção borgonhesa.
As tapeçarias, conhecidas como “de Pastrana” por se encontrarem conservadas na Colegiata da vila espanhola com o mesmo nome, são obras de peso. Encomendadas por Afonso V para comemorar a conquista de Arzila e a ocupação de Tânger, os enormes panos representaram também uma novidade na época.
Com cerca de dez metros de largura por quatro de altura, foram fabricados em lã e seda, no último quartel do século XV, pelas oficinas de Passchier Grenier, em Tournai, na Flandres, tendo sido considerados um dos exemplos “mais precoces e raros de tapeçarias criadas para celebrar o que eram então eventos contemporâneos, em vez de assuntos alegóricos ou religioso”, como referiu a organização da National Gallery of Art na apresentação da exposição. Os organizadores sublinharam ainda que “o desenhador minimizou a miséria da guerra, reinventando o evento com a imagem heróica de Afonso e os ideais de cavalaria no pensamento”.
“Sentimo-nos honrados em sermos o primeiro museu dos Estados Unidos a oferecer a oportunidade única de ver as tapeçarias de Pastrana juntas” afirmou Earl A. Powell III, diretor da National Gallery of Art. “Primorosas e monumentais, estas tapeçarias retratam um dos muitos acontecimentos que estiveram na origem das viagens europeias de descoberta do mundo através do Atlântico”, acrescentou.
No dia 11 de Novembro, a exposição recebeu a visita de Aníbal Cavaco Silva e sua mulher, que incluíram a ida à National Gallery, no programa de visita do presidente da República aos Estados Unidos.
«A Invenção da Glória: Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana», é organizada pela National Gallery of Art, de Washington, e pela Fundação Carlos de Amberes em parceria com as embaixadas de Portugal e de Espanha nos Estados Unidos e a Fundação Espanha-EUA.
A exposição tem ainda o apoio das embaixadas da Bélgica e de Marrocos, da Diocese de Sigüenza-Guadalajara e da Igreja de N. Senhora da Assunção, de Pastrana, Espanha. A sua realização foi possível graças ao apoio dos governos e Portugal e de Espanha, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, do Instituo Camões e ainda do Governo e Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica.
Depois de Washington, a exposição poderá ser visitada no Museu Meadows, em Dallas, entre 5 de Fevereiro a 13 de Maio. Segue depois para o Museu de Arte de São Diego, onde ficará patente de 10 e Junho a 9 de Setembro. E termina o seu périplo pelo país, com uma presença no Museu de Arte de Indianápolis, onde poderá ser visitada entre 5 de Outubro e 6 de Janeiro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário