Ontem realizou-se o Jantar dos Conjurados 2011, no Centro Cultural de Belém, no qual, Sua Alteza Real, o Senhor Dom Duarte, leu a tradicional Mensagem aos Portugueses.
Da Mensagem propriamente dita, gostaria de ressalvar dois pontos essenciais:
1- o provável desaparecimento do feriado do 1.º de Dezembro;
2- a missão que foi incutida mais uma vez, em lutarmos por Portugal e pela mudança necessária.
Começando pelo primeiro ponto, obviamente que não posso também concordar com o fim do Feriado que nos recorda todos aqueles que lutaram e muitos morreram para que Portugal voltasse a ser livre. Se o Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, como se pode ler aqui , considera uma estupidez, eu considero um verdadeiro insulto à nossa Memória Histórica Colectiva.
Retirar o Feriado do 1.º de Dezembro, é fechar os olhos à nossa História, é dar, de facto, razão ao Senhor Dom Duarte quando diz que, por exemplo, os manuais de História dão uma certa ideia de que Portugal não tem razão de ser como Nação e que não vale a pena lutar por ele. Mas quem não lutar por Portugal, além dos Portugueses, serão os franceses que nos invadiram 3 vezes no início do século XIX? Ou os Alemães que queriam dominar toda a Europa, com o objectivo claro de industrializar e desenvolver todas as áreas circundantes ao antigo III Reich e que a Europa mediterrânica seria o centro Agrícola?
Meus Senhores,
Portugal tem mais Dignidade do que vocês todos juntos!
Portugal tem um passado de glória e de afirmação do seu povo. Portugal, nem durante a Monarquia Dual, foi uma província de Espanha, mas sim, sempre um Reino. Se bem que, bem o sabemos, que o Conde-Duque de Olivares queria acabar com essa realidade, centrando todo o Poder em Madrid e na Coroa Espanhola. E nós, o nosso Povo, isto é, os nossos antepassados de 1640 levantaram-se em peso para aclamar o nosso Rei Dom João IV.
A República pode ter criado o feriado do 1.º de Dezembro e agora até o pode tirar. Mas uma coisa garanto, é que na Monarquia não brincaremos com o que nos é mais Sagrado que é a História dos Nossos Maiores.
Por outro lado, relativamente à Missão que nos foi incutida, mais uma vez pelo Senhor Dom Duarte, dá-nos uma enorme vontade de vencer e ultrapassar todas as barreiras até chegarmos, de facto, à Aclamação.
E aqui quero apelar a todos os Monárquicos:
Não esmoreçam! Bem sabemos que não é fácil, mas se não fizermos nada, mais difícil será. A Monarquia tem potencialidades e precisamos utilizá-las para a salvação da Pátria. É o nosso País todo que clama por soluções. Uma delas, pode ser a Monarquia!
É com a Monarquia que o Estado nos sairá mais barato!
É com a Monarquia que o nosso Estado se dará ao respeito!
É com a Monarquia que venceremos o futuro!
Portugueses
Ontém como hoje, temos que pensar sobre o futuro que queremos. Continuar a viver sob esta irresponsável república que já nos demonstrou que não tem um pingo de vergonha?
Ou mudar para algo verdadeiramente Português e que nos dê motivos de orgulho e satisfação e sobretudo confiança num futuro melhor para todos?
Será tão importante “podermos todos, se quisermos, ser candidatos a Presidente da República” que mereça a pena viver em República, mesmo no estado em que esta se encontra?
Será tão importante, em nome do egocentrismo republicano, sermos tão egoístas ao ponto de querermos resultados imediatos que não percebemos que mesmo que tenhamos bons resultados hoje, amanhã poderemos estar bem piores se não tomarmos em mão o nosso País e lhe dermos condições para uma estável governação em Democracia, com um Rei na Chefia do Estado?
Até quando vamos admitir que nos tratem como ignorantes ao ponto de não nos deixarem poder escolher entre Monarquia e República por via referendária, através do artigo 288b) da Constituição de 1976, que aliás é celebrada todos os anos, com a cançaõ “Grandola Vila Morena” gritando que o Povo é quem mais ordena, mas nunca perguntaram ao povo se queria mesmo viver em República!!!
É por causa dos valores da Liberdade e da Democracia, que eu prezo. E também com enorme amor a Portugal, que olhando para o Estado a que chegámos, acredito que tudo é possível e por isso, tenho uma enorme vontade em vencer! Se todos unidos lutarmos, lá chegaremos ao dia da Aclamação!
Sejamos hoje, como em 1640, Conjurados e resgatemos o nosso País!
Liberdade Portugueses!
Viva o Rei Dom Duarte!
Viva Portugal!
David Garcia em PDR - Reino de Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário