terça-feira, 11 de outubro de 2011

EVOCAÇÃO DA VIDA E OBRA DO MAESTRO MANUEL IVO CRUZ

O norte não esqueceu uma referência da história musical e cultural portuguesa. Compareceu ontem no Palácio da Bonjóia, no Porto, para relembrar o grande amigo, ilustre monárquico e notável homem da música, o saudoso maestro Manuel Ivo Cruz.
A evocar a vida e obra do Maestro Manuel Ivo Cruz estiveram, ao Serão da Bonjóia, o Drº José Valle de Figueiredo e a Pianista e Professora Sofia Lourenço.
Jorge Alves, Viola d’Arco e Nuno Pinto, clarinete, abrilhantaram a noite de homenagem ao amigo Manuel Ivo Cruz.
Drº José Valle de Figueiredo, D. Maria Leonor Trigueiros, esposa do saudoso Maestro Ivo Cruz e a Pianista e Professora Sofia Lourenço.

O Maestro e compositor Manuel Ivo Soares Cardoso Cruz, 1935-2010, nasceu em Lisboa. Para além de assumir a direcção de várias orquestras de renome em todo o mundo, foi docente e investigador na área da musicologia histórica portuguesa. Foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito – grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal do Porto. Na altura referiu que “deu tudo o que podia pelo Porto, apesar de não ser portuense de gema adoptou a cidade há cerca de 20 anos”.


Recordo, com ternura, os muitos momentos que partilhei com o magnânimo amigo Manuel Ivo Cruz. Para além de encontros e reuniões “políticas”, no directório do Partido Popular Monárquico, muitos houve em tertúlias de música e cultura portuguesa.
Aqui fica a reprodução de uma das suas primeiras gravações em CD, com dedicatória, que Manuel Ivo Cruz me ofertou. Magnifica interpretação, dirigindo a Orquestra Clássica do Porto e a Ópera de Câmara do Real Theatro de Queluz.

Sem comentários:

Enviar um comentário