(Frontispício da Igrejade Sta Isabel em Lisbôa)
Cada vez mais se celebra o Dia de Todos-os-Santos
no Dia de Finados ou Dia dos Fieis Defuntos .
AIgreja Católica de Portugal aceita esta vontade do Povo Luso .
OEspírito Isabelino do Povo de Portugal
Este espírito manifesta-se também , na natural liberdade do PovoLuso .
Detal modo é assim , que , ao longo dos séculos o Pôvo foi fazendo``adaptações´´ do catolicismo muito Português , á sua vontadede manifestar a Alma de Portugal .
Estaé uma dessas ``adaptações´´ do espírito Luso que estáintímamente ligado ao Espírito Santo .
« ... Opadre José Manuel Almeida prefere acrescentar uma justificaçãomais espiritual :
``Avoz do Povo é a Voz de Deus e se calhar muitos dos nossos defuntospodem ser também celebrados no dia de Todos-os-Santos´´ ,explica. O religioso vai mais longe e acredita que , como ``DeusEscreve Direito por Linhas Tortas ´´ , esta combinação populardos dois dias pode-nos fazer pensar e assim , fazer-seLuz : ``Se calhar não são datas assim tão diferentes.´´
Umacoisa parece certa, os portugueses dão mais significado aoDia-de-Finados que à celebração de Todos-os-Santos. Talvez porque esta é uma data em que ``particularmente se recordam os amigose familiares que se encontram a caminho da comunhão com Deus´´,refere o priôr da paróquia de SantaIsabel.A proximidade das pessôas aos seus defuntos aumenta o significadodesta data, em relação à celebração de santos que sãodesconhecidos. ... »
(http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1407031)ODIA DE TODOS OS SANTOS
Hojeé Dia de Todos-os-Santos e celebram-se todos os que morreram emestado de graça e não foram canonizados.
Emborao Dia-de-Finados seja no dia 2 de Novembro, é no dia 1 (Feriado) quenormalmente as pessoas se deslocam aos cemitérios, para prestarhomenagem aos seus familiares já falecidos.
Emalgumas aldeias do país, ainda há a tradição de as crianças iremde porta em porta , com um saco na mão, pedir o Pão-por-Deus.Normalmente recebem bolos, frutos secos, pão , …
Estasim, é uma tradição nossa que se está a perder, enquanto vamosimportando as tradições de outros países.
(Coma colaboração do blogue O AÇÔR de que gosto muito ,por falar das Tradições e do Pôvo Lindo de Portugal .Eis aqui aligação para quem queira visitar : http://oacor.blogspot.com/2008/11/o-misticismo-completo-razo-dos-grandes.html )
Entretanto, em vários locais de Portugal ,
Gente com alma , tem vindo arecuperar esta linda
Tradição Portuguesa .
« EmPortugal, no dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, logo de manhãbem cedinho,as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o Pão-por- Dêus .
Passeiamassim por toda a povoação batendo de porta em porta, até ao fim damanhã , e voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes, passas defigo e, às vezes até dinheiro. ... »(http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=312)
&&&&&&&&&&&
Hápovoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".
« Ainda hoje em muitas localidades com maior incidência nas aldeias dePortugal, é um hábito do Povo, comemorar duma forma curiosa egenuína este dia feriado.
Natradição popular o Dia de Todos-os-Santos é conhecido pelo “Diados Bolinhos” ou “Pão-por-Deus” conforme os usos e costumes deregião para região.
Logopela manhã, as crianças em pequenos grupos com as suas saquinhas depano, andam de porta em porta por ruas e vielas, repetindo comentusiasmo e alegria o tradicional pregão “ Ó tia! dá bolinho?”.É interessante saber-se que, principalmente nos meios rurais, há pessoas que levam muito a rigor esta tradição , dedicando-se àconfecção de bolinhos , adicionando à sua massa, a noz, aspassas de uva e o pinhão (frutos secos da época) para que nestedia, possam presentear os seus familiares, amigos e todas as criançasque alegremente vão batendo a todas as portas.... » (http://florliriodocampo.blogs.sapo.pt/19923.html)
Umacoisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os Padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro,aos seus Afilhados no Dia de Todos-os-Santos! Já viste o que tensandado a perder ?
«... O mês do Santoro
Omês de Novembro inicia-se com o ritual do Santoro. Talvez hojeem dia, exceptuando em digitas zonas rurais, esse ritual se hajaperdido.
Mudam-seos tempos e mudam-se os costumes. Como a vida é uma festa, oimaginário de haver um dia em que acontece algo de diferente, teráperdido o anelo com que se aguardava o dia 1 de Novembro.
Nessafesta, os padrinhos de baptismo costumavam oferecer aos afilhadoso Santoro.Este nome é uma variante popular da festa litúrgica de Todos osSantos – OmniumSanctorum, deonde: sanctorum– santorum – santoro.A lembrança que se recebia na Festa de Todos os Santos.
Nãoera mais do que uma boa rosca de pão de trigo, amassado com um poucode azeite e cozido no forno. Pesaria para aí uns três arrates, equando ia ao forno já levava umas incisões que permitiam partir obolo por fracções, sem recurso a faca.
Pão em argola, era estalargo o bastante para se pendurar no braço e ir com ele pela rua, decasa do padrinho até casa dos pais, raramente a rosca chegandointeira.
Foi um costume rural, a partilha do pão novo. O pão deTodos os Santos.«CartaDominical» de Pinharanda Gomes
«... Antigamente todas as pessoas , tradicionalmente , iam pedir o Pão-por-Deus porquehavia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
Normalmenteas pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida ebebida), e quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade eà saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
Hoje, em muitas aldeias , só pedem as crianças para que se mantenha a Tradição.
Depois, almoça-se e vai-se aocemitério pôr flores nas Campas dos Familiares já falecidos.
Depois, almoça-se e vai-se aocemitério pôr flores nas Campas dos Familiares já falecidos.
Na Tradição Portuguesa o Pão-por-Deus eraguardado num saquinho de pano , que tempos antes , as mães ou as avóspreparavam com todo o cuidado com uma sobra de chita de algumtrabalho de costura.
Havia até mulheressimpáticas que confeccionavam para oferecer nesta época , uns bolos , as Ferraduras , que ainda hoje se cozem , com um agradável sabor a Erva-Doce, assimcomo Broas, para comerem e darás crianças que lhes batiam à porta.
Estas andanças de porta em porta eram sempreacompanhadas com Cantilenas que continuam na memória colectiva e que continuam a ser cantadas com Alegria , nesse renascimento da Tradição em Portugal .
``Pão porDeus,
Fiel de Deus,
Bolinho nosaco,
Andai comDeus.
Pão,Pão-por-Deus
àmangarola,
encham-meo saco,
evou-me embora .
Bolinhose bolinhós
Paramim e para vós
Paradar aos Finados
Queestão mortos, enterrados
Àporta daquela Cruz
Truz!Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentadanum banquinho
Faz favor de se levantar
P´ravir dar um tostãozinho.
(quandoos donos da Casa davam alguma coisa, vinha a resposta...)
Estacasa cheira a broa
Aquimora gente boa.
Estacasa cheira a vinho
Aquimora algum santinho.
(quandoos donos da Casa não dão nada, era a ira da miudagem...)
Estacasa cheira a alho
Aquimora um espantalho.
Estacasa cheira a unto
Aquimora algum defunto. ´´
Tradicionalmenteas crianças usam estas quadras, algumas diferentes, variando deregião para região. »
Maislinques sobre o Dia de Finados ou dos Fieis Defuntos ,Pão-por-Deus ou Dia dos Bolinhos , Dia do Santoro até ao Dia de SMartinho
emuitos mais ...
Esperoque tenham amado como eu amo .
A Tradição Portuguesa é a nossa Alma , a nossa
Identidade ancestral queprecisa Estar Viva para
que Portugal Viva .
Por Amor a Portugal !
Sem comentários:
Enviar um comentário