segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A TRADIÇÃO DE PORTUGAL ! HOJE, 1 de NOVEMBRO , É DIA DOS FIEIS DEFUNTOS !

(Frontispício da Igrejade Sta Isabel em Lisbôa)

Cada vez mais se celebra o Dia de Todos-os-Santos 

 no Dia de Finados ou Dia dos Fieis Defuntos .

AIgreja Católica de Portugal aceita esta vontade do Povo Luso .



OEspírito Isabelino do Povo de Portugal
  
Este espírito manifesta-se também , na natural liberdade  do PovoLuso .
Detal modo é assim , que , ao longo dos séculos o Pôvo foi fazendo``adaptações´´ do catolicismo muito Português , á sua vontadede manifestar a Alma de Portugal .
Estaé uma dessas ``adaptações´´ do espírito Luso que estáintímamente ligado ao Espírito Santo .

 « ... Opadre José Manuel Almeida prefere acrescentar uma justificaçãomais espiritual :

``Avoz do Povo é a Voz de Deus e se calhar muitos dos nossos defuntospodem ser também celebrados no dia de Todos-os-Santos´´ ,explica. O religioso vai mais longe e acredita que , como ``DeusEscreve Direito por Linhas Tortas ´´ , esta combinação populardos dois dias pode-nos  fazer pensar e assim ,  fazer-seLuz :  ``Se calhar não são datas assim tão diferentes.´´
Umacoisa parece certa, os portugueses dão mais significado aoDia-de-Finados que à celebração de Todos-os-Santos. Talvez porque esta é uma data em que ``particularmente se recordam os amigose familiares que se encontram a caminho da comunhão com Deus´´,refere o priôr da paróquia de SantaIsabel.A proximidade das pessôas aos seus defuntos aumenta o significadodesta data, em relação à celebração de santos que sãodesconhecidos. ...  »  
(http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1407031)

ODIA DE TODOS OS SANTOS

Hojeé Dia de Todos-os-Santos e celebram-se todos os que morreram emestado de graça e não foram canonizados.
Emborao Dia-de-Finados seja no dia 2 de Novembro, é no dia 1 (Feriado) quenormalmente as pessoas se deslocam aos cemitérios, para prestarhomenagem aos seus familiares já falecidos.


Emalgumas aldeias do país, ainda há a tradição de as crianças iremde porta em porta , com um saco na mão, pedir o Pão-por-Deus.Normalmente recebem bolos, frutos secos, pão , …
Estasim, é uma tradição nossa que se está a perder, enquanto vamosimportando as tradições de outros países. 
(Coma colaboração do blogue  O AÇÔR  de que gosto muito ,por falar das Tradições e do Pôvo Lindo de Portugal .Eis aqui aligação para quem queira visitar  : http://oacor.blogspot.com/2008/11/o-misticismo-completo-razo-dos-grandes.html )

Entretanto, em vários locais de Portugal , 

Gente com alma , tem vindo arecuperar esta linda 

Tradição Portuguesa .

 
 
« EmPortugal, no dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, logo de manhãbem cedinho,as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o Pão-por- Dêus . 

Passeiamassim por toda a povoação batendo de porta em porta, até ao fim damanhã , e voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes, passas defigo e, às vezes até dinheiro.  ...  »(http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=312)
&&&&&&&&&&&
Hápovoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos". 

« Ainda hoje em muitas localidades com maior incidência nas aldeias dePortugal, é um hábito do Povo, comemorar duma forma curiosa egenuína este dia feriado.
Natradição popular o Dia de Todos-os-Santos é conhecido pelo “Diados Bolinhos” ou “Pão-por-Deus” conforme os usos e costumes deregião para região.
Logopela manhã, as crianças em pequenos grupos com as suas saquinhas depano, andam de porta em porta por ruas e vielas, repetindo comentusiasmo e alegria o tradicional pregão “ Ó tia! dá bolinho?”.É interessante saber-se que, principalmente nos meios rurais, há pessoas que levam muito a rigor esta tradição , dedicando-se àconfecção de bolinhos , adicionando à sua massa, a noz, aspassas de uva e o pinhão (frutos secos da época) para que nestedia, possam presentear os seus familiares, amigos e todas as criançasque alegremente vão batendo  a todas as  portas.... » (http://florliriodocampo.blogs.sapo.pt/19923.html)
 Umacoisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os Padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro,aos seus Afilhados no Dia de Todos-os-Santos! Já viste o que tensandado a perder ?
«... O mês do Santoro


Omês de Novembro inicia-se com o ritual do Santoro. Talvez hojeem dia, exceptuando em digitas zonas rurais, esse ritual se hajaperdido.
 
Jesué Pinharanda – Carta DominicalMudam-seos tempos e mudam-se os costumes. Como a vida é uma festa, oimaginário de haver um dia em que acontece algo de diferente, teráperdido o anelo com que se aguardava o dia 1 de Novembro.
Nessafesta, os padrinhos de baptismo costumavam oferecer aos afilhadoso Santoro.Este nome é uma variante popular da festa litúrgica de Todos osSantos – OmniumSanctorum, deonde: sanctorum– santorum – santoro.A lembrança que se recebia na Festa de Todos os Santos.
Pão Rosca de Todos os SantosNãoera mais do que uma boa rosca de pão de trigo, amassado com um poucode azeite e cozido no forno. Pesaria para aí uns três arrates, equando ia ao forno já levava umas incisões que permitiam partir obolo por fracções, sem recurso a faca.
Pão em argola, era estalargo o bastante para se pendurar no braço e ir com ele pela rua, decasa do padrinho até casa dos pais, raramente a rosca chegandointeira.
Foi um costume rural, a partilha do pão novo. O pão deTodos os Santos.«CartaDominical» de Pinharanda Gomes

      «...    Antigamente todas as pessoas , tradicionalmente , iam pedir o Pão-por-Deus   porquehavia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
           Normalmenteas pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida ebebida), e quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade eà saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
           
           Hoje, em muitas aldeias , só pedem as crianças para que se mantenha  a Tradição. 
Depois, almoça-se e vai-se aocemitério pôr flores nas Campas dos Familiares já falecidos.
           Na Tradição Portuguesa o Pão-por-Deus eraguardado num saquinho de pano , que tempos antes ,  as mães ou as avóspreparavam com todo o cuidado com uma sobra de chita de algumtrabalho de costura.
           Havia até mulheressimpáticas que confeccionavam para oferecer nesta época , uns bolos , as Ferraduras , que ainda hoje se cozem , com um agradável sabor a Erva-Doce, assimcomo Broas, para comerem e darás  crianças que lhes batiam à porta.
           Estas andanças de porta em porta eram sempreacompanhadas com Cantilenas que continuam na memória colectiva e que continuam a ser cantadas com Alegria , nesse renascimento da Tradição em Portugal .
 
``Pão porDeus,
Fiel de Deus,
Bolinho nosaco,
Andai comDeus.
 
Pão,Pão-por-Deus
àmangarola,
encham-meo saco,
evou-me embora .
Bolinhose bolinhós
Paramim e para vós
Paradar aos Finados
Queestão mortos, enterrados
Àporta daquela Cruz
Truz!Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentadanum banquinho
Faz favor de se levantar
P´ravir dar um tostãozinho.
(quandoos donos da Casa davam alguma coisa, vinha a resposta...)
Estacasa cheira a broa
Aquimora gente boa.
Estacasa cheira a vinho
Aquimora algum santinho.
(quandoos donos da Casa não dão nada, era a ira da miudagem...)
Estacasa cheira a alho
Aquimora um espantalho.
Estacasa cheira a unto
Aquimora algum defunto. ´´
           Tradicionalmenteas crianças usam estas quadras, algumas diferentes, variando deregião para região.    »
(Fotosna Vendado Pinheiro noDia do Pão-por-Deus )
Maislinques sobre o Dia de Finados ou dos Fieis Defuntos  ,Pão-por-Deus ou Dia dos Bolinhos , Dia do Santoro até ao Dia de SMartinho





emuitos mais ...
Esperoque tenham amado como eu amo .

A Tradição Portuguesa é a nossa Alma , a nossa 

Identidade ancestral queprecisa Estar Viva para 

que Portugal Viva .



Por Amor a Portugal !
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário