quarta-feira, 22 de junho de 2011

CICLO DE TERTÚLIAS EM TORNO DE AGOSTINHO DA SILVA

Agostinho da Silva.
«A crueza da história opõe com eficácia a realidade das acções à idealidade dos projectos. Contudo, Agostinho da Silva negou-se a matar o ideal e lembrou a acção exemplar que o Padre António Vieira teve em terras brasileiras na pregação que se caracterizava por uma espécie de conversão simultânea ao cristianismo e a um Portugal ideal que era necessário edificar.»
Artur Manso em Agostinho da Silva (1906-1994).

Inicia-se no próximo Sábado, dia 25 de Junho, pelas 18 horas, na Casa Bocage, em Setúbal, um ciclo de tertúlias intitulado Em torno de Agostinho da Silva. Como o próprio nome sugere, esta iniciativa visa promover a vida e obra do pensador português, assim como discutir a mundividência pela qual sempre se pautou e lutou, tanto no campo da pedagogia, como da filosofia.
 
Com uma periodicidade mensal, este ciclo de tertúlias estender-se-á até Novembro próximo, interrompendo-se apenas durante o mês de Agosto. Recordámos que esta iniciativa é de participação livre, havendo espaço para o diálogo e troca de impressões entre todos os presentes.
Programa

25 de Junho - 18h -Apresentação do ciclo de tertúlias Em Torno de Agostinho da Silva na Casa Bocage, por Maurícia Teles e Bruno Ferro.Apresentação do Portal Agostinho da Silva - O Espólio, por Rui Lopo e Ricardo Ventura. Apresentação do mais recente número da revista Cultura Entre Culturas, nº3, por Paulo Borges.
16 de Julho - 17h-  Agostinho da Silva, prefigurador da Comunidade Lusófona - nos 15 anos da CPLP e apresentação do mais recente número da revista Nova Águia, por Renato Epifânio.
10 de Setembro - 17h- O que é a Filosofia - de Kertchy Navarro? As Sete Cartas a um Jovem Filósofo de Agostinho da Silva, por Dirk Hennrich.
15 de Outubro - 17h - Agostinho da Silva e a Cultura Portuguesa, por Miguel Real.
12 de Novembro - 16h - São Martinho em Torno de Agostinho, por Duarte Drumond Braga. Comunicação de Bruno Ferro, com título ainda por definir.

Sem comentários:

Enviar um comentário