por SAR O SENHOR DOM DUARTE DE BRAGANÇA a Segunda-feira, 30 de Maio de 2011 às 9:58 no Facebook
No jantar do 2º aniversário da Confraria Marítima de Portugal, realizado ontem na Messe da Marinha em Cascais, foram entronizados 12 novos confrades, entre os quais D. Duarte, Duque de Bragança, pela sua carreira de defensor da causa marítima e da sustentabilidade, o prof. Carvalho Rodrigues pelo dinamismo que tem imprimido à marinha do Tejo e à exposição mediática das embarcações típicas do Tejo, o almirante Boça Dionísio, director do Museu da Marinha, Bruno de Freitas, presidente dos Portos da Madeira, Luís Miguel Correia, conhecido historiador, fotógrafo e autor do blogue mais conhecido sobre o mar (Ships and the Sea, com um milhão e meio de visitas). Foram também criadas duas novas categorias: senhoras, a dra. Margarida Duarte, e estudantes, Manuel Arriaga, que tira engenharia naval no IST.
O presidente da confraria, almirante Alexandre Fonseca, agradeceu a colaboração e as palavras aos padrinhos dos novos confrades, historiou a actividade nestes dois anos, e as principais intervenções da CMP junto dos portos, marinas, armadores, instituições e outras empresas e associações do universo marítimo, e lembrou que o próximo desafio é a organização da XXVI assembleia geral das confrarias internacionais, de 19 a 24 de Setembro em Cascais.
Depois do excelente jantar, o comandante Proença Mendes, que comandou a viagem de circum-navegação do nosso navio-escola de 19 de Janeiro a 24 de Dezembro de 2010, para marcar presença portuguesa nos festejos de 500 anos de independências de algumas repúblicas sul-americanas amigas, destacando o calor como as populações de Buenos Aires, Valparaíso e Punta Arenas receberam a Sagres. Registaram-se nestes portos mais de 25 mil visitas por dia, de um total de 300 mil durante os 70 dias de “open-ship”.
Disse o comandante Proença Mendes que encarou esta viagem com quatro grandes objectivos: participar nas regatas e desfiles com o brio e pundonor próprio da marinha portuguesa; dar instrução de navegação e marinharia aos mais altos padrões, aos cadetes que embarcaram de San Diego a Shangai; reforçar a acção diplomática, em colaboração com os embaixadores de Portugal ao longo da rota, atestando o papel preponderante de Portugal nas mais movimentadas rotas oceânicas; e aproximando as comunidades portuguesas da diáspora a um dos mais fortes e inequívocos símbolos da Pátria, a sua Marinha.
Aos embaixadores pediu sempre resultados: uma média de 200 convidados VIP por recepção a bordo, entre os quais a Princesa Imperial do Japão, vários Presidentes, escritores, intelectuais, cientistas e empresários dos países visitados; e uns 20/40 jornalistas nas conferências de imprensa a bordo. É assim que se desenvolve hoje a acção diplomática, elevando a hospitalidade lusa in loco, à volta do mundo, com a ajuda dos vinhos, produtos e utensílios made in Portugal. A missão da Sagres foi um grande sucesso nas áreas: desportiva, técnica, diplomática, promocional e cultural. E a CMP cumpriu mais uma vez o seu dever de unir, esclarecer e motivar os confrades e convidados.
Fonte : http://www.publituris.pt/2011/05/27/d-duarte-e-confrade-do-mar
S.A.R., DOM DUARTE DE BRAGANÇA ENTRONIZADO CONFRADE NA CONFRARIA MARÍTIMA DE PORTUGAL
Realizou-se no passado dia 26 de Maio na Messe de Marinha de Cascais o jantar comemorativo do 2º aniversário da Confraria Marítima de Portugal (CMP) no decorrer do qual foram entronizados treze novos Confrades e teve lugar um interessante relato da recente viagem de circum-navegação do N.E. SAGRES.
O Presidente da Direcção da Confraria, V/Alm Alexandre da Fonseca, agradeceu a presença de todos, lembrando alguns Confrades ausentes que por motivos diversos não puderam comparecer, deu as boas-vindas aos novos futuros Confrades, historiou as principais actividades do passado recente e indicou as iniciativas em curso, lembrando que o desafio maior era a organização da XXVI Assembleia Geral da FIDALMAR - Federação Internacioanal das Ligas e Confrarias Marítimas e Navais, de 19 a 24 de Setembro, em Cascais, apelando á colaboração e apoio de todos. Em seguida leu uma curta mensagem do Confrade Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, que não podendo estar presente não quis deixar de se solidarizar com os restantes Confrades na valorização das tradições marítimas, tão caras aos cascalenses.
No inicio do jantar o Presidente da Confraria chamou sucessivamente os novos Confrades bem como os Confrades que os haviam proposto e os apadrinhavam, solicitando-lhes a sua pública apresentação.
Os novos Confrades, cuja admissão na Confraria foi por todos aplaudida, são o Senhor Dom Duarte de Bragança, pelas suas posições públicas de defesa da causa do Mar, da sua sustentabilidade e preservação ambiental, a Dra. Margarida Blasco, empenhada desportista nautica, o Sr. Luis Miguel Correia, historiador marítimo, fotógrafo e autor do conhecido blogue Ships and the sea, o C.m.g. BR Alexandre Dias da Cruz, Adido de Defesa do Brasil, o Alm António Bossa Dionisio, director doMuseu de Marinha, o Dr. Bruno Pimenta de Freitas, presidente dos portos da Região Autónoma da Madeira, o C.m.g. José Miguel Picoito, presidente da Direcção do CMN, o Alm Augusto da Silva e Pinho, ex-Director de Abastecimento da Marinha, o Prof. Dr. Fernando Carvalho Rodrigues, pela criação da Marinha do Tejo e pela preservação da traça das tradicionais embarcações fluviais, o Engº Paulo Sousa e Sá, consultor e perito naval, o Engº Miguel Sequeira, presidente do Registo Internavional da Madeira e ainda dois jovens desportistas náuticos, alunos de engenharia do IST.
Depois de um jantar excelentemente servido, como é timbre aliás da Messe de Marinha de Cascais, que permitiu uma ampla confraternização ente os Confrades e os seus convidados, o C.m.g. Pedro Proença Mendes, Comandante do nosso Navio-Escola no decurso da viagem de circum-navegação de 19 de Janeiro a 24 de Dezembro de 2010, fez um relato detalhado e emotivo da viagem da sua vida.O então Comandante da SAGRES referiu que definiu quatro grandes objectivos para esta missão; participar nas regatas e desfiles com o brio e pundonor próprios da Marinha de Portugal, dar instrução de navegação e marinharia, estabelecendo elevados padrões de exigência, aos cadetes-instruendos que estiveram embarcados no trânsito de San Diego a Shangai, reforçar a presença de Portugal nos países visitados apoiando a acção diplomáticas dos nossos Embaixadores e aproximar as comunidades portuguesa da diáspora a um dos mais fortes e inequivocos simbolos da Pátroa, a sua Marinha.
Esta missão da SAGRES pode considerar-se um verdadeiro sucesso, designadamente nas áreas diplomática, cultural, desportiva e promocional dos nossos produtos. O navio marcou presença nos festejos dos duzentos anos de indepêndencia de várias repúblicas sul-americanas, destacando-se o calor com que as populações de Buenos Aires, Punta Arenas e Valparaiso o receberam. Registaram-se nestes portos mais de 25.000 visitas por dia, de um total de cerca de 300.000 durante os 70 dias de open ship que ocorreram nesta longa viagem.
A Revista de Marinha felicita todos os Confrades pela passagem desta efeméride, certa de que que esta jovem associação não deixará de contribuir para unir, esclarecer e motivar os seus membros para o Designio Nacional que entre nós a causa do Mar já justamente assume.
___________________________
S.A.R., O SENHOR DOM DUARTE DE BRAGANÇA RECEBE HOMENAGEM
Embora a Monarquia tenha sido abolida em Portugal há mais de 100 anos, continua a existir um grupo de pessoas que defende a existência de um Rei. Nesse contexto, Dom Duarte, Duque de Bragança, o Herdeiro ao trono português, foi homenageado ontem (26 de Maio) na Confraria Marítima de Portugal.
O evento decorreu na Messe da Marinha, em Cascais, e contou com a presença de diversas figuras públicas, como Fernando Carvalho Rodrigues (“pai” do satélite português) e outras ligadas ao meio naval.
Recorde-se que, como Chefe da Casa Real Portuguesa, Dom Duarte Pio também é o Grão-Mestre da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário