quinta-feira, 26 de maio de 2011

A TORRE DO CARRILHO DA GRAÇA E O CONVENTO DE SÃO DOMINGOS, EM ABRANTES

Fotomontagem realizada por umconhecido gabinete de arquitectura com o impacto da torre no tecido urbanoabrantino.
Dos 4conventos abrantinos, o único que resiste é o de São Domingos classificado comoImóvel de Interesse Público. Depois do fim das Ordens Religiosas, o imóvel teveuma utilização militar até aos anos 60. Estava para ser demolido para construirno local o novo Palácio da Justiça. A Câmara da altura, dirigida pelo drAgostinho Baptista e um grupo de personalidades locais insurgiu-se contra esteacto e conseguiu que o Prof. Antunes Varela, Ministro da Justiça transferisse alocalização do Tribunal para outro local. 

O imóvel foiparcialmente restaurado, aproveitado para fins culturais (Exposição dos Mestresde Abrantes celebrando os 75 anos de elevação de Abrantes a Cidade), políticos(Assembleia Municipal), utilização como Escola Preparatória D.Miguel deAlmeida, Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico.

Nos anos 90 (inícios)um projecto do prestigiado arquitecto abrantino Prof. Duarte Castel-Branco levouà restauração de parte importante do Convento e à instalação da BibliotecaAntónio Botto, um dos ícones culturais da Cidade. Era Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, o dr.Humberto Lopes.

A obra foielogiada pela crítica da especialidade, por exemplo por Francisco HipólitoRaposo no Independente.

Na sequênciadum protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Abrantes, a pintora Lucília Moita, o escultorCharters de Azevedo e a Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos que sepropuseram ceder os seus espólios e a Fundação a colecção de arqueologia e artedo seu Presidente, a Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Abrantesanunciou a construção dum Museu ‘’Ibérico’’ de Arte e Arqueologia, fazendo umajuste directo ao arq. Carrilho da Graça, 19-6-2007 ,ilegal na nossa opinião, no valor de 730.000,00  (acrescido do IVA),’’. (acta da C.M.A. de 28-12-2007).

A Câmara Municipalcalculou em cerca de 15 milhões de euros a construção do Museu, para os quaisterá de recorrer a fundos europeus. Em preços de 2011 a obra custará mais de20 milhões de euros!!!!

Em  14 de Junho de 2008, apresentou a Câmara Municipal de Abranteso ante-projecto que provocou uma enorme escândalo na cidade porque previa adestruição de mais de metade do convento e a edificação.

Emresumo significava a construção de um edifício de forma paralelepipédica, com cerca de trintametros de altura, para albergar o futuro Museu Ibérico de Arqueologia eArte de Abrantes. O edifício ocupará grande parte da cerca do Convento de S.Domingos - um das mais importantes e históricos conjuntos arquitectónicos doburgo - situado num dos pontos mais elevados do monte onde se ergue a cidade deAbrantes.

O  projectado Museu Ibérico de Arqueologia e Artede Abrantes terá um enorme impacto visual e romperá o equilíbrio do actualperfil da cidade;

O projectadoMuseu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes viola as próprias disposiçõeslegais do Plano de Urbanização da cidade.

O projectadoMuseu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes foi aprovado já em 2011 nãotendo em conta as exigências em matéria de defesa do património do Igespar.

Tendo em contas a actual situação económica é um autêntico crimegastar este montante numa obra destas, quando bastava restaurar qualquerPalacete no centro da Cidade para alojar o Museu.

Um movimento popular com mais de 1100 assinaturas com pessoas detodos os credos, personalidades de relevância nacional, exigiu numa petição amodificação do projecto.

A resposta do arq.Carrilho da Graça foi apresentar umaqueixa-crime contra um dos jornalistas que o criticou e no Conselho deDeontologia da Ordem dos Arquitectos outra queixa contra o Prof. UniversitárioArq. Doutor António Castel-Branco que o criticara. Tal processo foi arquivado.

Algo tem de ser feito para evitar essa barbaridade.

Uni-vos Abrantinos, Uni-vos Portugueses!

Sem comentários:

Enviar um comentário