Até 2007 estava saturado de Aveiro, penso que nem dava tanta importância à terra que fez de mim homem, depois de 9 meses a ir e vir diariamente de Coimbra senti falta de Aveiro. Como disse ao meu avô antes de ele morrer e disse à minha avó o nosso país é das coisas mais belas que temos, estou-me pouco borrifando para outros países dos quais não me apetece minimamente conhecer, não sinto nenhuma necessidade exterior de o fazer a não ser que seja por motivos profissionais.
Só fui uma vez até Espanha e nada mais ao contrário de muitos, mas eu pergunto quantos desses muitos que gostam tanto de dizer maravilhas do Estrangeiro conhecem Portugal de Trás-os-Montes ao Algarve ?
Quantos apreciam as comidas onde cada sabor é uma descoberta, os costumes e tradições, as pessoas, o património e sentem que cada terra que conhecem é algo de especial e único ? Sabem … é uma sensação incrível ir a uma terra estranha passarem por nós e dizerem-nos “Bom Dia ou Boa Tarde” e não nos conhecem de lado nenhum !
A chave para mudar radicalmente o nosso país é acima de tudo acreditarmos que o que é nosso é superior ao dos outros, cada produto português que é comprado são impostos que entram directamente nos cofres do Estado, são postos de trabalho que ficam mais seguros, torna-nos mais preparados responder à dívida. Atenção que o que digo é do ponto de vista do produto português, não vamos extrapolar para xenofobismos e outros “ismos” prejudiciais que ficam bem no caixote de lixo da Humanidade.
O meu pai tinha um lema “o que faço é perfeito ! ninguém faz melhor do que eu !” então meus caros eu contextualizo “O que Fazemos é perfeito ! Ninguém faz melhor do que nós !”
O Governo que sair do 5 de Junho tem de ter isto em mente, eu tenho as minhas escolhas e cada tem as suas … mas Votem !
Abraço
Rui Monteiro
Rui Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário