quarta-feira, 18 de maio de 2011

FUNERAL DE S.A.I.R. A SENHORA DONA MARIA: DEPOIMENTO DE UM MONARQUICO

O ataúde de Dona Maria é carregado pela Família, em procissão, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até o cemitério da Irmandade. Na imagem vê-se, a esquerda, Dom António, Dom Gabriel, Dom Francisco, Dom Fernando. A esquerda, vê-se, Dom Rafael, Dom Alberto, Dom Pedro Alberto, Dom Pedro de Alcântara. Atrás do cortejo, Dona Christine e Dona Maria Gabriela, entre os outros Príncipes e Princesas da Família Imperial, além dos monarquicos  

Transcrevemos abaixo um relato de autoria do amigo Jean Menezes do Carmo que esteve em Vassouras para o funeral de S.A.I.R. a Princesa Senhora Dona Maria:  

“O que se viu no enterro da Princesa Mãe Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, foi um carinho e amor enormes... As filhas, noras e netas todas empenhadas em preparar o altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, para torná-lo mais belo, e que ficou repleto de coroas de flores de muitos amigos da Família Imperial. Se durante a vida a Princesa Dona Maria não teve uma coroa para cingir, teve muitas coroas de amizades verdadeiras, os filhos todos presentes, exceto pelo primogênito Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, que se encontra muito doente em São Paulo. Da Europa vieram as filhas, Dona Eleonora, Princesa de Ligne e Dona Maria Thereza, Sra. Hessel de Jong. O celebrante da Missa de corpo presente foi o primo - Príncipe - Padre Alessandro de Bourbon, vindo de São Paulo, que destacou na homilia, as qualidades da prima - Princesa falecida, e lembrou as palavras da Princesa Dona Maria ‘O importante é doar -se  para os outros’. Depois os filhos homens carregaram o caixão da mãe para o carro que levou-a para o Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, onde foi testemunhada forte emoção e as enfermeiras que ao longo dos sete anos de sofrimento da Princesa, mostraram uma emoção desmedida, depositando rosas brancas sobre o caixão antes de ser lacrado o túmulo sob copioso choro de todos os presentes.... Depois o mesmo jazigo ficou irreconhecível,pois eram tantas as flores a cobri-lo que desapareceu das vistas presentes. No adro da Igreja, o Príncipe Dom Pedro de Alcântara lembrou com saudosismo de uma época em que moraram em uma espaçosa casa,na Praça Sebastião de Lacerda, número 4, atrás da Matriz, que lhes foi emprestada pela amiga dona Lily Marinho, na década de 60, até que as obras no Sítio Santa Maria fossem concluídas na época. Disse que foram os melhores momentos de sua vida e de sua Família. E disse também que não só ele mais todos os irmãos querem ser enterrados em Vassouras.... O Príncipe Dom Eudes disse que não ia a Vassouras há exatos 30 anos, desde a morte do Pai - Príncipe Dom Pedro Henrique. Depois do enterro a Família Imperial se reuniu para um almoço no Sítio Santa Maria. E o Príncipe Dom Bertrand comunicou aos numerosos monarquistas presentes que o ‘Encontro Monárquico’ deste ano em junho foi cancelado, devido ao luto Familiar pela Princesa Dona Maria, desde já de saudosa memória...”



"Em pleno dia 13 de maio, data histórica para a monarquia e para o povo brasileiro, em que se comemoram os 123 anos da Lei Áurea, assinada pela Princesa Izabel, e o dia de Nossa Senhora de Fátima, faleceu aos 97 anos Maria Elisabeth da Baviera de Orleans e Bragança. Conhecida como imperatriz-mãe, seu finado esposo era neto da princesa Izabel e bisneto de Dom Pedro II. É a mãe do príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil, e avó de Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança, morto em 2009 no trágico vôo 447 da Air France, quando o Airbus A330 caiu no mar na rota Rio-Paris. O corpo foi velado no Rio de Janeiro e trasladado para a cidade de Vassouras, no sábado, 14. Após uma missa muito bonita celebrada na Igreja Matriz, que ficou florida e lotada de familiares, o cortejo seguiu a pé até o Cemitério Nossa Senhora da Conceição, onde a imperatriz foi sepultada na lápide dos Orleans e Bragança, ao lado do esposo D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança e do neto. O filho Antônio João de Orleans e Bragança e o neto Dom Rafael carregaram emocionados as alças da frente do caixão."
Fonte: "Monarquia Já"



1 comentário:

  1. Boa tarde. Descobriu hoje este site por mero acaso. Sou monárquico e fiquei maravilhado. Bem Haja a todos que o fizeram

    Rodrigo Luz

    ResponderEliminar