sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

LA TOILE - AS ORIGENS DO REALISMO DE ESQUERDA EM FRANÇA, O MOVIMENTO DA MONTANHA BRANCA (1848-1850)

Ser Realista de Esquerda não significa necessariamente ser monárquico. Assim Chouannerie e a Revolta Vendée  não são expressões de qualquer ”monárquico de esquerda”, se estes termos se podiam mesmo aplicar na época …

Ao logo de todo o século XIX, uma clivagem direita / esquerda, no entanto, vai possibilitar o surgimento surpreendente para uma primeira tendência inicial que pode ser descrita como o primeiro Realismo de Esquerda. No entanto, muito curiosamente, esta corrente não nasceu no meio Orleans, mas vem do Movimento Legitimista, no sul de França.

Desde o início dos anos 1830 e o advento de Luís Filipe, os legitimistas pareciam profundamente divididos, tanto no plano da estratégia como no das ideias. Enquanto que algumas eram o refúgio de um tempo passado,consideram-se outros meios legais, através de eleições, por vezes evocando a acção no plebiscito, enquanto alguns setores estão esperando a seu favor a divina Providência … Um parte significativa dos medos dos legitimistas atuais de outra forma não se revêem para a solução militar, e mesmo após o fracassado levantamento da Duquesa Berry. Seria um erro entender a Causa Legitimista sobre a forma de um movimento como uma simples lealdade dinástica e confiança no lembre-se … As Leis do Legitmismo Básico – O “legítimista”, pode-se escrever – está no plural diversificado , vibrante e vivo.

Há uma tendência chamada “Monarquismo Nacional ” presidido por Antoine Genoude. Muito activa no sul do país e particularmente na Provence, esta tendência publica vários jornais, incluindo o Diário Bas-Languedoc , um líder político nas revistas da região, e que rapidamente se tornou o órgão dos legitimistas pequenos contra os notáveis do partido. Esta evolução é perfeitamente sensível após a revolução 1848 e da queda de Luís Filipe. Pode-se, portanto, ler, não sem surpresa, neste jornal datado de legitimista 5 de março de 1848: “O conjunto da França e da Europa em breve olha o jogo para espremer em torno da bandeira que ostenta este lema: Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Bem, nós gostaríamos que esta bandeira se tornasse nossa agora, que a divisa fosse literalmente e integralmente aplicada[...]. Monárquico Legitimista não significa mais democrata, ser republicano é tão legítimo aos nossos olhos como nós. Cada um de vós e, nós acreditamos que todos os cidadãos devem querer uma Nação legítima, de Direito divino”.

Esse movimento, que leva o nome de “Montanha Branca” com referência ao Montagnards incorporando a extrema-esquerda, é particularmente enraizado em torno de Nimes, Uzes, St. Gilles e Aigues-Mortes.

Alarmados com esta tendência, autoridades e notáveis Legitimistas com o curriculo iniciado no Diário Bas-Languedoc e do presente, eleições de maio de 1849, concorrem numa lista legitimista homogenia e conservadora, que é totalmente eleita. Os defensores da Montanha Branca estão furiosos por ser tão brutalmente rejeitada. A partir 01 de julho 1849, eles lançaram um novo jornal, concorrente direto do Diário Bas-Languedoc, e intitulado L’Etoile du Gard. Seu lema é: “o catolicismo, o voto universal, chama a pessoas “.

Em janeiro de 1850, uma eleição permite que o White Mountain testar sua popularidade enquanto que resultou na eleição de um republicano apoiado por Orleanistas e bonapartistas:
Favand (republicano): 34.219 votos (49,91%)
Graal Committee (legítimista): 22.719 votos (33,13%)
Lourdoueix (Montanha Branca): 11.619 votos (16,94%)

Deve-se notar que as vozes dos “Montanha Branca” conseguiram de mais de 90% em bairros de centros urbanos como Nimes. Na Aigues-Mortes, a candidatos na Montanha Branca, está em grande medida os votos dos trabalhadores das salinas (foto).
Houve, sem dúvida, expressão eleitoral de realistas e trabalhadores . Mas a lei 31 de maio de 1850 restringir o sufrágio universal.Por outro lado, a condenação do movimento da Montanha Branca, pelo Conde de Chambord, e o estabelecimento do império iria finalmente levar a melhor sobre essa tentativa hoje impensável e esquecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário