sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NATAL NO PALÁCIO DA AJUDA


Uma descrição das celebrações do Natal no Paço da Ajuda no tempo de El Rei Dom Luiz I e da Rainha Dona Maria Pia:

"Os convites, feitos em nome do Príncipe Real e de Seu Irmão o Infante D.Affonso, eram mandados aos filhos das pessoas da Côrte, da casa militar, dos ministros d'Estado e do Corpo Diplomático. Neste anno houve duas árvores de Natal às quaes assisti. Uma delas foi de tarde, mas a outra foi à noite, depois do jantar.

As creanças, levadas pelos Paes, juntavam-se na grande salla d'espera que se segue à Salla chamada dos Archeiros. Estou a ouvir a algazarra da pequenada impaciente, e a ouvir também a exclamação de toda ella quando o Visconde de Mossamedes de cara amável abria de par em par as portas da salla do Conselho d'Estado, onde estava toda a Família Real.

No meio via-se um enorme pinheiro illuminado e cheio de presentes. Uma onda de creanças invadia a salla com fúria, e era tal o deslumbramento de todas ellas, que nos primeiros minutos se calavam, para depois recomeçarem em gritaria reforçada. Restabelecida com difficuldade a ordem, começava a distribuição dos presentes.

De uma vez tive um uniforme de hussard, e d'outra uma caixa de jogos da qual ainda conservo restos, e já la vae mais de meio século. Além do presente grande, cada pequenino convidado levava para casa uma carregação de rebuçados, chocolates e canudos de confeitos.

A festa acabava por um jantar, ou ceia, na Salla de Mármore, sob presidência dos dois filhos d'El-Rei. A mesa tinha ao centro uma fonte de água corrente. Serviam muitos creados fardados.

As famílias encostadas às paredes estavam encantadas com a felicidade dos respectivos meninos, a Rainha (Dona Maria Pia) não parava, sempre a chegar-se aos convidados dos filhos para ver se estavam contentes."
( Memórias do Professor Thomaz de Mello Breyner - 4º Conde de Mafra )

Sem comentários:

Enviar um comentário