A Escola E. B. 2, 3/S de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, decidiu promover um debate sobre a questão de regime República/Monarquia, no âmbito das Comemorações do Centenário da República Portuguesa.
Cuidou, por isso mesmo que de um debate se tratasse. E daí o amável convite endereçado ao nosso «Centenário da República» para que um defensor da Instituição Real estivesse presente, com as suas razões históricas e os seus argumentos políticos.
Do lado republicano compareceu o Senhor Dr. Abel Baptista, Dignº. Deputado pelo CDS e Membro da Mesa da Assembleia da República.
Foi com o maior prazer que verificámos não haver práticamente divergências do ponto de vista da factualidade histórica. O regime republicano perfaz, efectivamente, 100 anos e divide-se em 1ª, 2ª e 3ª República.
Centrou-se, por isso, o debate numa interessante e cordial troca de argumentos políticos em que cada interveniente, e a assistência, participando, procuraram fundamentar as respectivas (e diferentes) opções de regime.
De pleno acordo com a Senhora Dra. Rosa Maria Ribeiro Cruz, a Directora do Agrupamento Vertical de Escolas de Barroselas, quando, em jeito de conclusão, afirmou neste debate não ganhou a Monarquia, nem a República, mas antes a Democracia.
Ao fim de alguns anos, o gosto de revisitar Barroselas e a boa hospitalidade minhota.
Publicada por João Afonso Machado
(Fonte: Blogue "Centenário da República")
Sem comentários:
Enviar um comentário