segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

INAUGURAÇÃO DA SEDE DO NÚCLEO MONÁRQUICO DA BAIRRADA


Conforme foi noticiado anteriormente, procedeu-se no passado sábado, dia12, à inauguração da sede do Núcleo Monárquico da Bairrada (N.M.B.). Foi umacerimónia bastante participada, já que encheu o espaço da sede, demonstrandouma boa adesão, não só de elementos do próprio Núcleo, mas também de amigos devárias origens.

Com efeito, para além dos mais destacados elementos da Real Associaçãoda Beira Litoral (RABL), oriundos de Aveiro, mas igualmente de outraslocalidades do distrito (como Ovar e Feira), não quiseram deixar de se mostrarsolidários com esta estrutura dirigentes de outras estruturas monárquicas desdeCoimbra à Póvoa de Varzim.

Foi uma cerimónia muito simples, mas com alguns momentos altos, como odiscurso de alguns dos citados dirigentes, que enalteceram as virtudes de umasituação quase pioneira no nosso país, pois não são muitos os núcleosmonárquicos de pequenas cidades ou vilas que podem usufruir de instalações coma qualidade das que foram inauguradas no sábado.

Também de grande relevo foi a oferta de alguma bibliografia histórica,de grande valor, feita pelos Drs. Énio Semedo e Gaspar Albino, da estruturadirigente da RABL. São livros que muito enriquecem o ainda escasso espólio doN.M.B. e que permitirão um melhor conhecimento de alguns períodos da nossaHistória.

Serviu ainda esta inauguração para o reencontro de alguns amigosmonárquicos, sempre motivo de regozijo numa época em que os afazeresprofissionais ou familiares de todos nós são cada vez mais intensos.

Igualmente significativa a sugestão, feita pelo Núcleo, para autilização destas instalações pela Real Associação da Beira Litoral sempre quetal se torne necessário, o que foi imediatamente aceite pelos seus representantes.Esta situação permitirá o desenvolvimento de outras actividades, por cada umdos organismos, sendo mesmo provável a planificação de actividades conjuntas.

Finalizada a inauguração decorreu um almoço convívio no mesmorestaurante onde já decorreram alguns jantares de convívio entre o NúcleoMonárquico da Bairrada e a RABL.

Como o Núcleo nasceu para difundir os seus ideais, torna-se imperativopartir para outro tipo de actividades. O convívio interpessoal é fundamental,mas o principal objectivo é o aumento de aderentes ao Núcleo. Nesse sentido,decorrerá já no próximo sábado uma reunião, na sua sede de Anadia, a partir das15.30 horas. Essa reunião terá como pontos fortes a actualização da lista deinscritos e a planificação de actividades a desenvolver no futuro próximo. Mastambém faz parte dos objectivos para esta reunião a primeira tentativa deorganização do Núcleo. Pretende-se para já uma estrutura organizativa bastantesimples, ficando para mais tarde outro tipo de organização, bem como aelaboração dos estatutos.

O Núcleo Monárquico da Bairrada lembra que quem estiver interessado eminscrever-se poderá fazê-lo através do e-mail rui.godinho@sapo.pt ou pelotelemóvel nº 919238210.
 
Rui Godinho

1 comentário:

  1. Estava doente mas fui. E outros foram na mesma condição. Porque esta é a fibra dos Bairradinos. Porque a esta inauguração eu não queria nem podia faltar. Homenagear com a minha humilde presença esta iniciativa que formaliza e representa mais um fragmento da Alma Portuguesa. De fidelidade ao Rei e amor e dedicação a Portugal. Quis estar com estes compatriotas, verdadeiros Portugueses, e exclamar "Viva o Rei, Viva Portugal!" Força Bairrada!

    ResponderEliminar